Google+
Google+
Facebook
Facebook
Linkedin
Linkedin
Twitter
Twitter
SlideShare
SlideShare
Homepage
Homepage

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Preparando um Poster

Se você precisa apresentar seu trabalho científico em formato de poster, eu espero que esse conselhos lhe sejam úteis.

Requisitos: procure saber antes de qualquer coisa os parâmetros que o seu poster deverá obrigatoriamente seguir: como tamanho e identidade visual (no caso do evento disponibilizar um template). Isso pode definir que IDE você irá usar, já que alguns templates podem vir em formato LaTex ou PowerPoint. Se você precisar criar o poster do zero você ainda pode usar o PowerPoint ou mesmo alguma ferramenta de edição de imagens (nesse caso dê preferência a formatos vetoriais).

Rascunho: Liste as informações que você gostaria de colocar no poster. Destaque conteúdos que sejam fundamentais para que a audiência possa compreender seu trabalho: motivação, métodos, resultados... Depois disso, imagine como essas informações deverão estar distribuídas na página considerando o fluxo que você espera que o leitor siga. A ordem das informações também contribui para a boa compreensão do trabalho.

Texto e Imagens: Não escreva textos grandes, não copie parágrafos do artigo. Apresente o conteúdo em tópicos. Isso facilita a rápida compreensão dos pontos mais importantes do trabalho apresentado. Sumarize informações importantes usando títulos mais expressivos. O mesmo com imagens. Selecione imagens que sumarizem tópicos do trabalho apresentado. Imagens icônicas ajudam a atrair a atenção dos ouvintes. Elas também permitem que a audiência retenha melhor a informação, se lembre e referencie seu trabalho com mais facilidade posteriormente.

Fontes e Cores: O tipo, tamanho e cor das fontes influenciam grandemente a estética do poster, a hierarquia das informações e o contraste entre conteúdo e background. Diferentes tamanhos de fonte permite que os usuários compreendam melhor o fluxo das informações. Use as cores a seu favor. Elas devem ajudar a reforçar contraste entre background e conteúdo, favorecer a estética e destacar conteúdos importantes. Não exagere.

Grid: Confere ordem e equilíbrio ao poster. Não subestime o valor de espaços em branco. Eles ajudam o layout a respirar. Respeitar dimensões e margens confere organização ao poster e um aspecto mais profissional.



Impressão: Cuidado com a resolução da imagem e com o material. Depois de tanto cuidado na edição, não deixe que a gráfica coloque tudo por água abaixo. Verifique outros trabalhos impressos na mesma gráfica para antever como ficará o seu. Não imprima várias folhas A4 até compor seu poster. Isso reflete descuido.

Material adicional: Agora que você se certificou de fazer um poster com qualidade para atrair a atenção da sua audiência e ajuda-la a compreender mais facilmente os seus resultados, faça com que a audiência leve consigo alguma informação que a ajude a encontrar seu trabalho no futuro. Entregar um cartão pessoal, flyers ou folders, e colocar um QrCode no poster que sirva como link para a webpage da sua aplicação, do seu projeto ou para a sua pagina pessoal são algumas das possibilidades.

Por fim, há bastante espaço para a criatividade quando a questão é divulgar seu trabalho e fazer com que as pessoas se interessem por ele. Afinal de contas, nem só de publicação vive o pesquisador. Seu trabalho precisa ser conhecido e referenciado por outros também.

Logo, você pode produzir um material interativo, bonito e atraente, mas deve se certificar que haja equilíbrio entre o criativo e o funcional. Não apresente uma demo a menos que funcione de modo apropriado. Não encha o poster de imagens e cores que não contribuam para a boa compreensão do material.

A apresentação do poster te oferece a oportunidade de ter um bate-papo mais informal e sem restrições de tempo. Isso te permite fazer contatos mais facilmente. Então não deixe as oportunidades escaparem. Se alguém passar timidamente olhando para o seu trabalho o convide para se aproximar. Se você estiver no meio de uma explicação, você pode lhe entregar um panfleto enquanto continua a falar. Se tiver oportunidade, pergunte sobre seu trabalho também, pegue seu cartão. Você pode acabar aprendendo algo, recebendo um feedback útil sobre seu trabalho, fazendo amizade ou conhecendo um futuro colaborador.

Exemplos de posters e flyers:
http://www.inf.ufrgs.br/~vajoliveira/portfolio-pposters.html

Se precisar de mais dicas:
http://academiamedica.com.br/como-fazer-um-poster-cientifico/
https://marcoarmello.wordpress.com/2012/03/13/poster/

Nenhum comentário:

Postar um comentário